segunda-feira, 6 de abril de 2020

HISTÓRIA- TURMA 803

ILUMINISMO

Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política.

Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
Iluminismo: Exercícios e características.


ALGUNS PENSADORES ILUMINISTAS

Pensadores Iluministas | Cultura - Cultura Mix

Entre os pensadores iluministas mais conhecidos estão Locke, Voltaire, Montesquieu e Rousseau.
JOHN LOCKE e o liberalismo político
Os principais filósofos iluministas e suas ideias mais polêmicas ...
John Locke (1632-1704) foi filósofo inglês, um dos mais importantes filósofos do empirismo. Exerceu grande influência sobre vários filósofos de sua época, entre eles, George Berkeley e David Hume.
Seu discípulo Francês, Etienne Condilac, usou sua teoria empírica para criticar a metafísica, no século seguinte.
Como representante do individualismo liberal, defendeu a monarquia constitucional e representativa, que foi a forma de governo estabelecida na Inglaterra, depois da Revolução de 1688.
saiba mais clicando no link abaixo..
VOLTAIRE: liberdade de expressão e tolerância (1694-1778)
Foto de Voltaire
Voltaire, pseudônimo de François-Marie Arouet, foi um filósofo francês que nasceu em Paris. Suas críticas à nobreza resultaram em várias situações de prisão e exílio.

Principais Ideias

Voltaire defendia a ideia de uma monarquia centralizada, cujo monarca deveria ser culto e assessorado por filósofos.
Foi um crítico severo das instituições religiosas, bem como dos hábitos feudais que ainda vigoravam na Europa. Afirmava que apenas aqueles dotados de razão e liberdade poderiam conhecer as vontades e desígnios divinos.
Voltaire também se destacou por sua luta em favor da liberdade de expressão. É atribuída a ele a conhecida frase " Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las".
saiba mais clicando no link..

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e o contrato social



Os principais filósofos iluministas e suas ideias mais polêmicas ...
Filósofo suíço que defendia a democracia direta, onde cada indivíduo seria capaz de participar de todas as decisões políticas, ou seja, fazer prevalecer a soberania popular. Suas principais obras foram Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens (1755) e Do Contrato Social (1762).
As polêmicas de Rousseau:
Ao contrário de todos os outros iluministas, Rousseau não acreditava no individualismo, indo contra as teorias liberalistas da época. Para ele, com a igualdade não seria possível que as pessoas tivessem propriedades privadas, e que o bem estar social só seria possível se a posse de bens acabasse. Ou seja: nada de bens próprios para ninguém, todo mundo deveria ter as mesmas coisas, ser tratado da mesma forma, ter o mesmo poder. Imagina como seria um mundo assim?
Rousseau acreditava na ideia de que o ser humano nasce bom, mas a sociedade o corrompe.
saiba mais de sua bibliografia no link abaixo..


Montesquieu (1689-1755) e a autonomia dos poderes

Os principais filósofos iluministas e suas ideias mais polêmicas ...

Charles-Louis de Sécondat, conhecido como Montesquieu, nasceu no castelo de La Brède, perto de Bordeaux, França, no dia 18 de janeiro de 1689. Filho de nobres estudou no Colégio Juilly, onde fez sólidos estudos humanísticos.
Conhecido principalmente pela sua teoria de separação de poderes - em Legislativo, Executivo e Judiciário - , como é hoje no Brasil, esse filósofo francês fez parte da primeira geração de pensadores iluministas e atuou principalmente no ramo da política e da psicologia. Sua principal obra é a O Espírito das Leis (1748).
Ideias polêmicas de Montesquieu:
Contra a monarquia absolutista, o filósofo acreditava que o poder precisava ser dividido em três âmbitos, para ser melhor controlado e evitar o domínio absoluto por parte dos reais da época. O problema dessa ideia é que ele também defendia o critério censitário, ou seja: apenas pessoas com renda e propriedades poderiam fazer parte da estrutura de poder, inclusive votar. A população de camadas empobrecidas ficariam de fora.
saiba mais clicando no link abaixo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário