domingo, 12 de abril de 2020

PROPRIEDADES DA MATÉRIA- TURMAS 901 e 902

TURMAS 901 e 902
Esc. Presidente Castelo Branco
PROFª: ALCIONE DO CASAL
Data: 13/04/2020 
ÁTOMOS

Mapa Mental: Átomo
Átomo é o nome dado ao formador da matéria (tudo aquilo que ocupa espaço e possui massa). Esse nome foi proposto pelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo. Elementos químicos, moléculas, substâncias e materiais orgânicos ou inorgânicos são formados por átomos.
Orbitais atômicos: regiões de maior probabilidade de se encontrar um elétron. Cada subnível apresenta uma quantidade diferente de orbitais: s (um orbital), p (três orbitais), d (cinco orbitais) e f (sete orbitais);
  • Prótons: partículas positivas (representadas por p);
  • Elétrons: partículas negativas que apresentam também comportamento de onda (representadas por e);Nêutrons: partículas sem carga que diminuem a repulsão entre os prótons no núcleo (representadas por n).
Representação de um átomo
A forma mais simples de representar um átomo é utilizando a sigla do elemento químico que ele forma. A sigla Se, por exemplo, representa todos os átomos que formam o elemento químico selênio.
A sigla que representa o átomo ainda pode fornecer duas importantes informações: o número atômico (representado pela letra Z e sempre do lado esquerdo inferior da sigla do átomo) e o número de massa (representado pela letra A, podendo ser posicionado do lado esquerdo ou direito na parte superior da sigla do átomo).
Sigla de um átomo com número de massa e número atômico
Sigla de um átomo com número de massa e número atômico
              Número atômico (Z): indica o número de prótons presentes no núcleo do átomo e o número de elétrons (e) presentes nos níveis de energia.
Fórmula que indica a representatividade do número atômico
Fórmula que indica a representatividade do número atômico
     Número de massa (A): indica a massa presente no núcleo do átomo, que resulta da soma do número de prótons (p) e o número de nêutrons (n).
Fórmula que indica a representatividade do número de massa
Fórmula que indica a representatividade do número de massa
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
Matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e possui massa. Porém, cada matéria pode apresentar uma ou mais características (propriedades da matéria) que são diferentes de outra matéria, como também pode apresentar características semelhantes.
Mapa Mental: Matéria
Quando misturamos óleo na água, ambos no estado líquido, percebemos rapidamente que um não se dissolve no outro e posiciona-se de forma diferente no recipiente.
Essa simples mistura é suficiente para visualizarmos diversas propriedades da matéria, como a solubilidade (por não se dissolverem) e a densidade (por se posicionarem de forma diferente).
De uma forma geral, as propriedades da matéria estão divididas em dois grupos, as gerais e as específicas, todas exploradas a seguir:
Propriedades gerais da matéria
São as características que toda matéria apresenta, independentemente do seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso).
Uma matéria sempre apresenta a tendência de manter o seu estado, seja de repouso, seja de movimento, a não ser que uma força externa influencie.
Fisicamente, massa é uma grandeza que indica a medida da inércia ou da resistência de um corpo de ter seu movimento acelerado. Porém, podemos, de uma forma geral, associar a massa à quantidade de partículas existentes em uma matéria.
  • Volume
É o espaço que uma matéria ocupa independentemente do seu estado físico.
  • Impenetrabilidade
Duas matérias não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. Para enchermos uma garrafa com água, por exemplo, o ar tem que sair dela.
  • Compressibilidade
É a característica que a matéria apresenta de diminuir o espaço que estava ocupando quando submetida a uma força externa. Isso pode ser visto quando tampamos a ponta de uma seringa e empurramos o gás em seu interior com o êmbolo.
  • Elasticidade
É a característica que uma matéria tem de voltar à sua forma original quando uma força externa a estica ou comprime.
  • Divisibilidade
É a capacidade que a matéria possui de ser dividida inúmeras vezes sem deixar de ser o que ela é, isto é, não há modificação de sua composição química.
Propriedades específicas da matéria
São características próprias de cada matéria, ou seja, se uma matéria apresenta, não quer dizer que outra também apresentará a mesma característica.
a) Propriedades organolépticas
É a característica que a matéria apresenta de estimular pelo menos um dos cinco sentidos. Veja alguns exemplos:
b) Propriedades funcionais
É a característica que algumas substâncias apresentam de desempenhar um mesmo papel (função) ou promover uma mesma sensação. Veja alguns exemplos:
Toda substância classificada como ácida apresenta sabor azedo (quando ingerida) e é capaz de sofrer o fenômeno da ionização (produzir íons).
clique no link abaixo para mais informações  sobre propriedades ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário